COMPAIXÃO

Leitura da Palavra / Marcos 8:1-10
Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes: " Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada tem para comer. Se eu os mandar para casa com fome, vão desfalecer no caminho, porque alguns deles vieram de longe" 
Os seus discípulos responderam: " Onde, neste lugar deserto, poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los? "
" Quantos pães vocês tem?" perguntou Jesus.
" Sete " , responderam eles.
Ele ordenou a multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem á multidão; e eles o fizeram. Tinham também alguns peixes pequenos; ele deu graças  igualmente por eles e disse aos discípulos que os distribuíssem.
O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo-os despedido, entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.


Qual o sentimento que Jesus teve aqui nesta passagem? COMPAIXÃO !
Compaixão ( pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.


Quando aplicamos Fp. 2:5 ( Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-senas nossas vidas, o resultado disso é que algo sobrenatural acontece, quando agimos como Cristo Jesus.
Isto nos ensina que, quando tivermos este tipo de atitude, Deus nos usa poderosamente. Temos de nos colocar no lugar das pessoas que estão sofrendo.


Temos de nos focar na atitude de compaixão, não olhar para aquilo que não temos, não dizer que não podemos fazer por não ter nada em mãos, tempo, disposição, ou vontade mesmo. Jesus tinha 7 pães e alguns peixes. O grande obstáculo não era a grande quantidade de pessoas, o deserto, mas sim a fé, que os discípulos, mesmo já tendo presenciado um milagre anterior como esse, não manifestavam isso em suas vidas.


Muitas vezes, estamos em um deserto, sem perspectiva alguma de socorro ou de solução. Lembre-se, seja a nossa atitude igual a de Cristo Jesus. Dai graças, mesmo nas situações mais adversas, pois o Pai nos supre de todo auxílio e amor que precisamos, para que nós possamos ser abençoadores de pessoas que estão em um deserto ou situação muito pior que nós.


Deus abençoe !

1 Comentário:

disse... [Responder o comentário !]

Muitas vezes a compaixão vai além daquilo que temos e podemos fornecer, as vezes com apenas um abraço podemos manifestar o amor de Cristo!!!...Glória a Deus por isso!

Deus te abençoe!

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB